Como contratar um advogado em Lisboa? Tenha o aconselhamento jurídico que merece
Contratar um advogado é uma decisão importante que pode ter uma forte influência no processo jurídico e na vida de alguém. Uma forte defesa ou uma boa acusação podem ser determinantes no decorrer de um caso.
Encontrar o advogado certo para si e para o seu caso não deve ser feito de forma aleatória e tendo em conta apenas o preço. Apesar de concordamos que este é um fator importante para muitas pessoas que procuram aconselhamento jurídico, deve ter em conta outros aspetos.
Advogado em Lisboa: por onde começar?
Encontrar um advogado em Lisboa não é a parte difícil. Felizmente, a capital está repleta de escritórios de advogados capazes e profissionais que garantem um bom aconselhamento jurídico. A tarefa mais complexa é escolher qual o melhor advogado para si e para o seu caso em específico.
No artigo de hoje, vamos ajudar a escolher o melhor advogado ou escritórios de advogados em Lisboa para si.
1. Que tipo de advogado precisa?
Antes de avançar para a longa lista de advogados em Lisboa que têm à sua disposição, recomendamos que pare para pensar no seu caso e em que área de advocacia ele se inclui. Contratar um advogado ou um escritório especializado na área do seu caso ou com casos de sucesso nessa mesma área, pode fazer a diferença.
Um advogado com experiência na área do seu caso pode dar-lhe um aconselhamento jurídico baseado na experiência e em conhecimento adquirido em casos anteriores.
2. Procure referências e recomendações
Depois de ter reduzido a lista de possíveis advogados em Lisboa com o ponto anterior, procure recomendações e opiniões. Perceba como foi o desenvolvimento do processo noutros casos, que acompanhamento foi feito, se o serviço solicitado foi efetivamente feito, se no final o cliente ficou satisfeito e se, no fundo, recomendariam esse mesmo advogado ou escritório.
3. Que serviços estão incluídos?
Quando começar a ficar mais esclarecido sobre o advogado que vai escolher, saiba exatamente que serviços vão ser prestados por esse mesmo advogado. Esses serviços são exatamente tudo o que precisa? Sente-se com o seu advogado e peça-lhe que explique tudo isso de forma clara e, acima de tudo, de forma a que alguém fora da área da advocacia compreenda.
Este último ponto é muito importante. Geralmente, os clientes não estar a par de alguns termos mais técnicos e específicos da área, o que é completamente natural. Escolha um advogado com quem se sente confortável para colocar questões e que explique as diferentes fases do processo de forma simples e acessível.
4. Saiba como serão cobrados os honorários
Como dissemos acima, apesar de não ser o fator principal, os honorários devem ser explicados e claros desde o início do processo. Procure um advogado que consiga pagar e que vá de encontro ao seu orçamento. Também é importante que perceba de que forma esses mesmo honorários vão ser cobrados ao longo do processo.
Questões como estas devem ser esclarecidas desde o início para que tanto você como o seu advogado saibam exatamente o que esperar e não tenham surpresas desagradáveis.
5. Leia bem o contrato antes de assinar
Este é um conselho simples mas que pode fazer a diferença. É uma forma de o proteger a si, que procura aconselhamento jurídico, e ao advogado que contratou.
Ao seguir as recomendações que lhe demos acima, não o faça com apenas um advogado ou escritório de advogados em Lisboa. Ou seja, procure referências de vários advogados, discuta com alguns deles o seu caso e, só no fim, tome uma decisão. Focar-se em apenas um nome vai fazer com que a sua escolha seja menos preparada.
A Costa Estácio, Galvão e Associados disponibiliza um serviço de excelência e competência aliado à flexibilidade e dinamismo da sua jovem estrutura organizacional. Temos grande experiência na área do direito comercial e societário, direito do trabalho e direito bancário e seguros.
Se precisar de aconselhamento numa destas áreas, entre em contacto connosco. Continuamos disponíveis por telefone (+351 219 201 674) ou e-mail (ceg@cegadvogados.pt).